Tudo sobre o seu:

British Shorthair

Uma das raças de gato mais populares em toda a Europa, o British Shorthair, ou Britânico de pelo curto, é um companheiro excelente e bastante sociável. Sua origem é incerta, mas acredita-se que os primeiros exemplares surgiram quando os romanos invadiram a Grã-Bretanha, trazendo com eles gatos para combater a população de roedores. Desde então, o British Shorthair passou por um processo de seleção rigoroso e já foi cruzado com Persas, Azuis Russos e outros felinos sem raça definida, sendo que o reconhecimento oficial da raça aconteceu no ano de 1967, pela American Cat Association, mas desde do século XIX, ele já era levado à exposições felinas. A aparência do Britânico de pelo curto é única: corpo robusto, cabeça arredondada e membros curtos, fazendo com que qualquer um se apaixone por ele.

Características do seu British Shorthair

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do British Shorthair

Tamanho

A altura varia de
20 a 25 cm

Peso

O peso varia de
4 a 7 kg
Pelagem
A pelagem do British Shorthair é densa, curta, aveludada e possui subpelo, exigindo duas escovações semanais. Por muito tempo, a raça só era reconhecida na cor azul (cinza) e, por isso, já foram até chamados de British Blue e até hoje essa cor é a característica mais conhecida. Entretanto, muitos não sabem que há diversas variações de cores aceitáveis no Britânico de pelo curto, como tigrado, tricolor, branco e chocolate. Há ainda a variação do British Longhair, que possui a pelagem longa, mas não é tão popular.
O British Shorthair é um gato saudável e não exige muitos cuidados, mas possui predisposição a algumas doenças que são genéticas e/ou hereditárias. A principal é a cardiomiopatia hipertrófica, um problema cardíaco que faz com que o músculo do coração fique espesso, comprometendo a circulação sanguínea. É muito importante que os criadores estejam atentos a essa doença e não utilizem gatos acometidos para procriarem, evitando a propagação do problema. Outras preocupações são os cálculos urinários, que são espécies de “pedra” que formam no trato urinário dos gatos e podem bloquear a passagem da urina e a hemofilia B, um distúrbio da coagulação sanguínea que pode causar hemorragia.
O British Shorthair é um gato apegado, sociável, que gosta de atenção e de estar sempre perto dos seus pais humanos. Não é muito vocal e nem agitado, mas, assim como todo felino, adora ser estimulado para brincar, principalmente se a brincadeira imitar uma caça. São pets espertos, um pouco reservados com estranhos, mas que se dão bem com crianças e precisam de estimulação mental com brinquedos e jogos interativos. Costumam ser descritos como gatos calmos, tranquilos, doces e amáveis, um pet perfeito e que não costuma ficar estressado com facilidade. Uma curiosidade é que essa raça não é um escalador e nem gosta de ficar nas alturas, contrariando um comportamento bastante comum na maioria dos bichanos.
O Britânico de pelo curto é bastante observador e inteligente, mas por ser um gato calmo, muitas vezes você precisará desafiar a sua mente para ele poder brincar e se divertir. Raramente você o encontrará em cima da geladeira e armários, mas sim deitado no chão ou ao seu lado no sofá. A raça é conhecida por amadurecer lentamente, visto que seu espírito jovem se mantém por toda vida.
Esse felino doméstico tende a viver até os 13 anos. Não é uma expectativa de vida muito longa, mas se bem cuidado e domiciliado, ele facilmente pode ultrapassar essa idade.
Não ser um gato agitado pode ter um lado positivo, já que seus móveis e objetos ficarão intactos com um British Shorthair em casa. Por outro lado, ele pode dar trabalho, pois precisará ser estimulado constantemente, principalmente para praticar exercícios físicos e evitar a obesidade. Cuidar da alimentação dos gatos dessa raça é fundamental. Portanto, só ofereça alimentos super premium e invista em uma dieta com alimentos úmidos, auxiliando na maior ingestão de água e evitando problemas urinários. A saúde da boca desse pet precisa estar em dia. Não só os cachorros precisam escovar os dentes, mas os gatos também, prevenindo, assim, a formação de placas bacterianas (também conhecidas como “tártaro”) e problemas como a doença periodontal.
O British Shorthair é uma das raças de gato mais antigas que existe e sua ancestralidade já foi estudada por muitos pesquisadores, que descobriram que havia gatos muito similares a ele por volta do ano 43 a.C. quando os romanos invadiram a Inglaterra. Outra curiosidade, é que a posição de seus bigodes cria uma expressão em sua face sorridente, um fato que fez com que a raça fosse escolhida para aparecer em “Alice no País das Maravilhas” - isso mesmo, o felino do sorriso largo é um British Shorthair.