Tudo sobre o seu:

Cornish Rex

O Cornish Rex é um dos gatos mais exóticos do universo felino. Sua pelagem encaracolada é a característica que mais chama a atenção, mas seu corpo longo, orelhas grandes e bigodes enrolados fazem com que ele pareça uma criatura de outro Mundo. A raça, na verdade, não veio de outro planeta, o primeiro exemplar nasceu em 1950 no condado de Cornualha, na Inglaterra, fruto de uma ninhada de cinco gatinhos, cujo um possuía essa pelagem diferente, resultado de uma mutação genética. A partir daí, houveram várias tentativas para desenvolver uma nova raça. E deu certo! O Rex foi reconhecido em 1963 pela The American Cat Fanciers Association e hoje é um pet relativamente popular na Europa e nos Estados Unidos.

Características do seu Cornish Rex

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Cornish Rex

Tamanho

A altura varia de
18 a 23 cm

Peso

O peso varia de
2 a 4 kg
Pelagem
Sabemos que a pelagem do Cornish Rex é única e muito importante para definir o padrão da raça. Os pelos devem ser curtos, enrolados e não podem ser eréteis. Os bigodes e as sobrancelhas também são enrolados e todas as cores de pelagem são aceitas. Sobre a escovação, não precisa ser feita muitas vezes na semana, já que seus pelos são finos e delicados.
O Cornish Rex é um pet bastante saudável, mas, assim como qualquer outro gato, pode ficar doente. Sua pelagem é curta e fina, não oferecendo tanta proteção contra os raios solares. Isso significa que o banho de sol deve ser com cautela para não ocasionar queimaduras e sempre com o uso de protetor solar. A raça possui uma predisposição genética à cardiomiopatia hipertrófica, a doença cardíaca mais comum em gatos que causa um espessamento do músculo cardíaco. Outros problemas que podem afetá-lo são a atrofia progressiva da retina, a doença renal policística e a hipotricose congênita, uma condição que causa queda de pelos.
A aparência pode ser de um gato mau, mas o temperamento do Cornish Rex é totalmente ao contrário. Carinhoso, apegado aos seus pais humanos, ativo, brincalhão e cheio de energia são alguns adjetivos que definem a raça. Seja limpando a casa ou assistindo um filme, pode ter certeza que esse gato irá te acompanhar em todas as tarefas, mas em vez de ajudar, ele fará muita bagunça. Ele adora lugares altos, escalar os móveis e fazer “macaquices” pela casa, sendo um felino muito sociável que se dá bem com pessoas, pets e crianças. O Cornish Rex definitivamente não é a melhor opção para quem quer um gato calmo e quieto, já que ele possui bastante energia para gastar e é conhecido por ser muito veloz, gostar de correr atrás de seus brinquedos e permanecer com espírito jovem até a velhice.
Além de ser um pet muito ativo, o Cornish Rex ainda possui uma inteligência sem igual. Curioso e destemido, ele não perde a chance de abrir todos os armários de casa, assim como as maçanetas das portas. Por isso, fique bem atento a esse danadinho. A raça aprende truques com muita facilidade, basta ofertar o seu petisco favorito. É preciso estar sempre estimulando o seu cérebro com brincadeiras e jogos interativos, para evitar que ele fique entediado e sedentário.
A expectativa de vida do Cornish Rex é de 11 a 15 anos, mas, se bem cuidado, ele pode chegar facilmente aos 18 anos.
O Cornish Rex é uma raça que prefere ambientes quentinhos e pode sentir mais frio do que o normal por conta da sua pelagem curta. Manter esse pet apenas dentro de casa é o ideal, já que temperaturas extremas podem ser bastante prejudiciais, além do ambiente interno ser mais seguro. Não é recomendado escovar seu pelo com qualquer escova e rasqueadeira. Use uma luva com cerdas de borracha para retirar o excesso de pelos. Uma boa alimentação, higiene bucal, consultas periódicas ao médico veterinário, vermifugação e vacinação em dia são de extrema importância para manter seu Cornish Rex saudável.
Muitas pessoas acreditam que o Cornish Rex é hipoalergênico, ou seja, que não causa alergia, mas isso é um equívoco. O que desencadeia os espirros e coceira no nariz não é o pelo do gato, mas sim uma proteína que está presente na saliva dos felinos domésticos. O gato ter pouco pelo ou nenhum pelo não o torna hipoalergênico. Outra curiosidade é que o nome da raça faz referência ao coelho rex, que possui uma pelagem similar ao do Cornish Rex.